Sinfito participa de audiência pública no Ministério Público Estadual
Na manhã da última quarta-feira (30) o SINFITO-PI ( representado pela presidente Auriane Coutinho) e CREFITO-14 ( representado pela vice- presidente Haberlandy Monteiro) participaram de audiência pública no Ministério Público Estadual onde debateu-se questões pertinentes à Saúde Mental no estado do Piauí.
Destacaram-se nos debates a falta de medicação, a falta de estrutura da rede de atenção ( sendo ainda mais crítica na atenção ao público infanto- juvenil), o déficit no quantitativo de profissionais e de equipamentos especializados (como CAPS, ambulatórios e serviços de emergência), falta de transporte e de mínimas condições de trabalho para efetivação de atendimento digno aos usuários.
A vice- presidente do CREFITO 14 expôs a importância da atuação do Terapeuta Ocupacional no contexto da Atenção Psicossocial, salientando o déficit no quantitativo desses profissionais na rede, enfatizando a carência dos mesmos na Rede de Atenção e as condições inadequadas para desenvolverem suas atividades.
A presidente do sindicato ressaltou as péssimas condições de trabalho dos profissionais que fazem a assistência dos usuários (falta de materiais para o desempenho das atividades de assistência nos CAPS e até falta de água potável para trabalhadores e usuários). Evidenciou ainda o adoecimento mental dos trabalhadores da saúde como um todo no estado devido a exposição a condições desumanas de trabalho e submissão à exigências degrantes e absurdas.
Comentários