Desagravo público: Hospital de Urgência de Teresina ( HUT)
Na manhã de ontem, CREFITO 14 e SINFITO-PI estiveram no Hospital de Urgência de Teresina ( HUT) onde realizaram ato de DESAGRAVO PÚBLICO em favor de duas fisioterapeutas.
É necessária a garantia de um ambiente de trabalho seguro, saudável, harmonioso e respeitoso. Atos de desrespeito e agressividade não serão tolerados!
Sinfito-PI
NOTA DE DESAGRAVO PÚBLICO
O CONSELHO REGIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL DA 14ª REGIÃO – CREFITO-14 e o SINDICATO DOS FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DO PIAUÍ – SINFITO/PI, vêm pública e conjuntamente externar seu repúdio às condutas desrespeitosas e vexatórias adotadas pelo médico Vilson Ambrozi Filho, em face de vários outros profissionais de saúde do Hospital de Urgências de Teresina – HUT, tendo tais atos se estendido, recentemente, às fisioterapeutas “Yatamiris Pâmela da Silva Aguiar” e “Keyla Caroline dos Santos Meneses”.
O médico, em atos descabidos e inadmissíveis para profissional integrante de equipe multiprofissional, tem por diversas vezes se dirigido aos demais profissionais de saúde do Hospital, inclusive às fisioterapeutas acima mencionadas, em tom exaltado, notadamente alterado e agressivo, o fazendo no ambiente de trabalho, na presença de outros profissionais, de pacientes e acompanhantes, causando enorme constrangimento a todos, manifestando-se com frases de desrespeito aos profissionais, como “quem define as prioridades dos pacientes sou eu!", "quem é você para definir alguma coisa?”, “quando eu mandar você fazer alguma coisa aqui você faça, porque sou eu quem sei”.
A conduta do médico, além de violar os bons costumes e o respeito necessários em qualquer relação humana, viola, também, o próprio Código de Ética Médica, que estabeleceu em seu Capítulo I, no Título de Princípios fundamentais, inciso XVII, que “as relações do médico com os demais profissionais devem basear-se no respeito mútuo, na liberdade e na independência de cada um, buscando sempre o interesse e o bem-estar do paciente”.
O CREFITO-14 e o SINFITO/PI têm a certeza de que a conduta do médico não reflete a conduta do Hospital de Urgência de Teresina – HUT e de sua gestão, e que a equipe, tanto administrativo quanto de saúde do referido hospital, é composta por membros e representantes de notória altivez e elegância no trato não só com os demais profissionais, mas com todos os cidadãos.
Assim, esperam o CREFITO-14 e o SINFITO/PI que a gestão do Hospital de Urgências de Teresina – HUT, em especial o seu Diretor, o Sr. Fábio Marcos de Sousa, adote as medidas necessárias para que atos como este não mais se repitam, garantindo que o médico acima citado, assim como os demais profissionais que integram o quadro de pessoal do Hospital, adotem no trato com todos os cidadãos e colegas de trabalho, o respeito e a dignidade.
Teresina-PI, 08 de novembro de 2021.
RODRIGO AMORIM OLIVEIRA NUNES
Presidente do CREFITO-14
AURIANE COUTINHO DA SILVA
Presidente do SINFITO-PI
Comentários